SAD

SAD
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cresce o número de famílias que vivem do cultivo familiar no Pará

Em Parauapebas, agricultura familiar ajuda a movimentar a economia local.
Modalidade de produção ajuda na preservação do meio ambiente.


Foi definido na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas que 2014 é o ano da agricultura familiar. Segundo a ONU, essa modalidade de produção ajuda na preservação do meio ambiente e contribui para erradicação da fome no mundo. Em Parauapebas, no sudeste do Pará, aumenta o número de famílias que vivem do cultivo familiar que ajuda a movimentar a economia local.

Abóbora, mamão, milho. Essas são só algumas das culturas produzidas na propriedade de seu Francisco Nunes, na zona rural de Parauapebas.

Já são 30 anos trabalhando na roça e, segundo o agricultor, o conhecimento técnico tem sido fundamental para o sucesso nas lavouras. “Isso aqui era capim outrora, hoje está dando mamão porque eles beneficiaram a terra, forneceram calcário”, explica o agricultor.

“O nosso município foi dividido em seis regiões. Dividimos em cada região colocamos cinco profissionais, que são: um agrônomo, um médico veterinário, um zootecnista e dois técnicos agrícolas. Além disso nós demos condições, como caminhonete, moto para assistência técnica”, afirma Horácio Martins, secretário municipal de produção rural.

Outra atividade que vem ganhando destaque em Parauapebas é a criação de peixes. Na propriedade do agricultor Antenor Rodrigue existem oito tanques. Todo o pescado é comercializado no próprio município.

“A saída maior mesmo é na véspera da semana santa. Mas dezembro começa a vender e vai até a semana santa a gente termina de vender as quantias maiores. Estou animado”, ressalta o agricultor.

Para impulsionar a piscicultura no município, a prefeitura tem apoiado os pequenos produtores com a construção de tanques. Até o final do primeiro semestre serão 170 tanques construídos. O apoio técnico também é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário